sábado, 8 de setembro de 2018

Projeto - apresentação

Caros amigos, 

O presente blog, tem a finalidade de registrar o máximo possível, minha trajetória para atingir o objetivo de chegar ao topo do mundo, o Everest. Partindo do meu peso atual, de aproximadamente 150kg.

No momento em que escrevo esse texto, devo estar pesando por volta de 140kg ou 150kg, mais ou menos. Com algumas dificuldades e outras tantas idas e vindas, terminei minha primeira semana completa de caminhada. Foram 24km, 4 horas e 16 minutos de atividades. Variando entre praia e parque. Estou feliz. Satisfeito comigo mesmo e bastante motivado para seguir em frente. O caminho é longo. O grupo "Patotinha Fit" tem sido uma grande âncora para a motivação. Ver os amigos diariamente se esforçando para cumprir suas metas e objetivos estimula e mostra que é possível, quando realmente se quer fazer ou ser algo ou alguém.

Nunca fui do tipo "esbelto". Desde criança sempre fui "gordinho". Tive um período mais atlético, nadava, corria, jogava futebol, futsal. Por volta dos 18 anos, parei totalmente qualquer atividade física. Hoje estou com 31 anos. Já são 13 anos "parado". As consequências vieram. Obesidade nível 3, segundo uma nutricionista que consultei, 6 anos atrás. Hipertensão. Perda de autoestima. Sensação de cansaço o tempo inteiro. Ombros sempre pesados. Suor excessivo ao mínimo esforço. Limitações de movimento. Limitações de acomodação, de transporte, de deslocamento. Ansiedade. Vou caber nessa cadeira? Essa cadeira me aguenta? Foda, vou na frente e a menina que estou gostando vai no colo dos caras no banco de trás, se não, não caberia todo mundo. Será que tem roupa do meu tamanho? Quer cor prefiro, preto ou cinza?

O processo de se tornar obeso é rápido e silencioso. Não afirmo que "engordei" rapidamente o corpo, foram 13 anos para chegar onde estou. Primeiro você se torna gordo, na mente. É o descaso com seu próprio corpo e com a sua própria saúde que iniciam o processo, além de uma alta dose de arrogância. De achar que no momento em que decidir, como num piscar de olhos, voltará aos exercícios e estará em forma em pouco tempo. Ledo engano. A falta de "agenda". As desculpas de falta de tempo, dos problemas, das responsabilidades, lhe mantém afastado e se justificam, como em uma doença autoimune, se retroalimentando.

No meu caso, muito desse processo de "engorda", esteve no entorno na bebida e do cigarro. Horários irregulares, alimentação irregular, sedentarismo. Noites em claro, fumando dúzias de cigarros em conversas que em sua maioria não lembro se quer o nome dos interlocutores. Tudo tem seu preço.

Chegar ao cume do Everest, que loucura? Por que escalar o Everest? Parafraseando George Mallory: porque ele está lá! É a maior montanha do mundo. Chegar ao seu cume é comparável a chegar ao espaço. Testa todas as habilidades, qualidades e determinação de um indivíduo.

Acredito que cada um tenha o seu "próprio" Everest. Seja para de beber, de fumar, cheirar, emagrecer, ser mais atencioso, carinhoso, dedicado, estudioso. Ou seja, cada um tem seus próprios desafios e conhece os seus limites. Eu, escolhi testar e expandir os meus, escolhendo o maior desafio, como objetivo. Considerando meu estado atual, é um desafio surreal na verdade, mas não é impossível.

Não existe data certa. Não existe planejamento. Não existe previsão. No momento, só existe a vontade, e isso basta!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário